Objetivo
Introduzir o tema Medicamento Alto Risco, com base nos procedimentos atuais do Institute for Safe Medication Practices (ISMP) Brasil, visando identificar os medicamentos classificados com Alto Risco, suas potencialidades e eventos adversos relacionados a eles. Abordar as propostas orientadas pela ISMP Brasil para as intuições hospitalares com o objetivo de prevenir os incidentes e minimizar os efeitos deletérios.
Público Alvo
Profissionais da área de saúde envolvidos diretamente com o processo de administração dos medicamentos: equipe médica e de enfermagem, e farmacêuticos.
Introdução
Erros envolvendo medicamentos é um problema mundial e suas consequências podem ser desastrosas. Dessa forma, diversos estudos vêm sendo publicados em literatura nacional e internacional. Em uma dessas publicações, o órgão Institute for Safe Medication Practices (ISMP) pesquisou os medicamentos que estavam mais envolvidos com erros graves, e com isso publicou uma lista de medicamentos, denominados Medicamentos de Alto Risco. Desde então esta lista é atualizada quando necessária e publicada novamente. No Brasil, o ISMP Brasil acompanha as orientações internacionais, sendo a última lista de Medicamentos de Alto Risco de 2015. Além do mais algumas orientações são feitas as instituições hospitalares para que medidas preventivas sejam adotadas a fim de evitar que erros envolvendo esses medicamentos aconteçam.
Cabe lembrar que algumas certificações e acreditações hospitalares, também utilizam desta listagem de medicamentos e estratégias preventivas em seu processo.