Objetivo
Auxiliar as instituições de saúde a estabelecer medidas para proteger a segurança e a saúde de seus colaboradores, prevenindo acidentes e o adoecimento causado pelo trabalho, através da eliminação ou controle das condições de risco presentes.
Público-Alvo
Todos os profissionais que atuam em serviços de saúde que prestam assistência direta ou indiretamente ao paciente, principalmente as equipes médicas e de enfermagem.
Introdução
Em todo o mundo, os acidentes e doenças do trabalho matam, por ano, cerca de 2
milhões de trabalhadores, estima a Organização Internacional do trabalho. A gravidade dos acidentes, principalmente os que envolvem materiais biológicos com pérfuro-cortantes, está em que eles podem ser um meio de transmissão de doenças graves, como Hepatite B, C e HIV.
Estudos nacionais e internacionais relatam que práticas de risco, tais como reencape de agulhas, são responsáveis por parte significativa da ocorrência de acidentes de trabalho com pérfuro-cortantes, e estes poderiam ser evitados com o uso da precaução padrão.
Sendo assim, o cumprimento da NR-32 e a necessidade de conscientização ambiental preventiva, frente aos profissionais da saúde, é fundamental para a sustentabilidade da saúde, pois a qualidade de vida e assistência dependem do bem-estar, qualidade de vida e do ambiente de trabalho que a instituição disponibiliza aos seus colaboradores.