Objetivo
Auxiliar as instituições de saúde a estabelecer medidas para proteger a segurança e a saúde de seus colaboradores, prevenindo acidentes e o adoecimento causado pelo trabalho, através da eliminação ou controle das condições de risco presentes.
Público-Alvo
Todos os profissionais que atuam em serviços de saúde que prestam assistência direta ou indiretamente ao paciente, principalmente as equipes médicas, de enfermagem e colaboradores de centros radiodiagnósticos e radioterapia.
Introdução
A NR 32 é uma norma regulamentadora que tem por finalidade estabelecer diretrizes básicas para a implementação de medidas de proteção à segurança e à saúde dos trabalhadores dos serviços de saúde, bem como daqueles que exercem atividades de promoção e assistência à saúde em geral. Em se tratando dos riscos físicos, a NR 32 destaca os cuidados com a exposição as radiações ionizantes e não ionizantes, uma vez que, quando o corpo humano é submetido a níveis elevados de radiação pode originar problemas e efeitos biológicos indesejáveis, tais como síndromes pulmonares, cerebrais, gastrointestinais, carcinogénese, entre outros.
Obter conhecimentos específicos dos riscos a que estão expostos, é uma das formas de se evitar os acidentes e problemas de saúde ocupacional, através da prática das ações de prevenção.