Objetivo
Trazer alguns conceitos chaves sobre a Comunicação Não Violenta, baseado no livro de Marshall B. Rosenberg, e discutir a possibilidade de implantação nas instituições hospitalares.
Público Alvo
Todos os profissionais da área de saúde, integrantes da equipe multiprofissional.
Introdução
O livro Comunicação Não Violenta foi escrito por Marshall B. Rosenberg, é um manual prático para aprimorar as relações interpessoais, nortear a resolução e prevenir os conflitos.
A comunicação não violenta é formada por quatro componentes: observação, sentimento, necessidade e pedido. Cada componente expressa a forma como temos que ouvir, se comportar, se expressar diante de uma pessoa, e dessa forma, permite estabelecer profundidade na escuta, tornando-a mais ativa, atenciosa e empática.
A CNV quando implementada pela equipe de gestão pode proporcionar a criação e o estabelecimento de relações interpessoais mais saudáveis, o ambiente pode se tornar mais receptivo e coeso, sendo mais fácil identificar pontos divergentes, inseguranças, conflitos, minimizando assim processos de rupturas.