Objetivo
Conceituar o programa de gerenciamento dos resíduos de serviços de saúde – PGRSS e demonstrar estratégias que possam auxiliar o colaborador a realizar o descarte correto dos resíduos de serviços de saúde, de acordo com a classificação de cada grupo.
Público Alvo
Todos os profissionais que atuam em serviços de saúde.
Introdução
Atualmente a geração dos resíduos é um grande desafio a ser enfrentado, além dos elevados volumes, o descarte inadequado desses resíduos pode ser capaz de colocar em risco e comprometer os recursos naturais e a qualidade de vida das atuais e futuras gerações. Os resíduos dos serviços de saúde se inserem dentro desta problemática e vêm assumindo grande importância nos últimos anos. A prática do descarte correto, de acordo com suas características e níveis de risco é fundamental para que o meio ambiente não seja impactado, neste sentido foram
criadas políticas públicas e legislação com foco na sustentabilidade do meio ambiente e preservação da saúde. Ao normatizar e coordenar a cadeia de eventos que envolvem as atividades com os resíduos de serviços de saúde, tal como o descarte e manejo até o destino final, as unidades de saúde estarão buscando o máximo de eficiência e qualidade na assistência, com um mínimo de risco para os pacientes, colaboradores, visitantes, meio ambiente, além de prática contra o desperdício.