Objetivo
Auxiliar as instituições de saúde na criação de um ambiente propício e seguro ao
desenvolvimento e inovação do trabalho, prevenindo riscos e respeitando os princípios dos direitos humanos, com valorização de seus colaboradores.
Público-Alvo
Profissionais de saúde líderes de equipes, gestores e de recursos humanos.
Introdução
Atualmente o diferencial entre uma e outra empresa são as pessoas que desenvolvem atividades nelas, ou seja, os seus colaboradores. Devido a grande competitividade existente e face à exigência cada vez maior dos clientes externos, o capital humano passa a ser o alvo das organizações no tocante ao seu desenvolvimento com os objetivos da empresa.
O capital humano é formado e empregado quando uma maior parte do tempo e do talento das pessoas que trabalham em uma empresa é dedicada a atividades que resultam em inovação, com isso, ela cresce de duas formas: quando a empresa utiliza mais o que as pessoas sabem e quando um número maior de pessoas sabe mais coisas úteis para a organização, portanto é necessário que as empresas criem oportunidades para expor o conhecimento privado.
Nesse contexto, os líderes precisam focalizar e acumular talentos, seja por meio da contratação ou do ensino, pois o capital humano dissipa-se com facilidade. Assim é preciso concentrá-lo e cultivá-lo no contexto da ação, sendo importante identificar os talentos e experiências que criam produtos e serviços, motivos pelos quais os clientes procuram a empresa, além de minimizar tarefas irracionais, o trabalho burocrático inútil e as competições internas.